quinta-feira, 19 de abril de 2012

A queda de Adão e Eva e suas consequências

O relato a seguir apresenta os detalhes da queda de Eva e Adão e suas consequências. Eva se permitiu ser enganada e Adão decidiu conscientemente opor-se a Deus. Diante das consequências imediatas, teve medo de Deus – sentimento estranho para quem era tão amigo do Criador. Deus não abandona o homem e vai ao encontro do casal. Com o desligamento voluntário de Deus a natureza espiritual do casal é afetada e imediatamente começam a viver o seu primeiro problema de ordem emocional. Neste contexto o jogo da culpa inicia e Adão diz “foi a mulher” e a mulher responde “foi a serpente”. Deus não entra no jogo, mas opera para que haja arrependimento, confissão e perdão – assim, diante deles o plano da redenção é revelado.

Gênesis 3
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.